Um total de 176.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz chegou ao Ceará na noite desta quinta-feira (15), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. O 45º lote enviado por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) será organizado para distribuição proporcional aos municípios pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a fim de dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em todos os municípios cearenses.
Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana destacou o esforço para agilizar a imunização contra a Covid-19 no Ceará. ”Mais vacinas para o Ceará! Recebemos, há pouco, 176.750 doses da AstraZeneca. Esse lote nos permitirá avançar no processo de imunização dos cearenses”, escreveu. O chefe do Executivo estadual lembrou a importância da população ficar atenta à data marcada para cada um receber sua dose. “É muito importante (vocês) ficarem atentos ao cadastro e às listas de agendamento em seus municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar essa pandemia”, comentou o governador.
O repasse das doses ao destino final segue a logística que o Governo do Estado estruturou, por meio da Ceadim/Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios cearenses. Com rotas aéreas e terrestres, o transporte conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As prefeituras municipais são responsáveis pelo agendamento e aplicação das vacinas distribuídas pelo Estado.
Vacinômetro
No Ceará já foram aplicadas 4.992.922 doses em todo território cearense, conforme dados do Vacinômetro da Sesa, registrados até as 17 horas do dia 14 de julho. Foram 3.602.679 D1 aplicadas, e 1.253.007 cearenses tendo completado o esquema vacinal com a segunda dose. Mais 137.236 cearenses contam com a imunização em dose única da vacina Janssen.
Pfizer para gestantes e puérperas
Gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto) do Ceará que tomaram a primeira dose contra Covid-19 da vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz podem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer/BioNTech. A orientação foi publicada em nota no último dia 2, após recomendação do Centro de Operações de Emergências (COE) Covid da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Um total de 1.839 grávidas ou puérperas do Estado recebeu a primeira dose de AstraZeneca antes da interrupção da aplicação, sempre conforme orientação técnica do Ministério da Saúde (MS).
Cadastro Estadual de Vacinação
A Sesa liberou o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A pasta informa que ainda não existe previsão para começar a vacinação neste público. O único imunizante liberado até o momento pela Anvisa para ser aplicado em adolescentes é o da Pfizer.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780