in

Corpo de Bombeiros resgata raposa e teiú em cacimbão na zona rural de Canindé

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na manhã deste sábado (19), uma raposa e uma teiú que caíram  em uma cacimbão, no assentamento Lagoa Verde, Distrito dos Targinos, na zona rural de Canindé, pertencente à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará.

Os bombeiros militares foram acionados por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que recebeu o chamado do assentamento. De imediato, os bombeiros lotados na 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ª Cia/3º BBM), do Quartel de Canindé, se deslocaram até o endereço informado para realizar o resgate.

No local, a equipe constatou que o animal havia caído em um cacimbão de alvenaria, com cerca de 12 metros de profundidade.

“Para o resgate da raposa e do teiú, foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um ponto de fixação, um conjunto de moitões, corda e mosquetões”, explicou o subtenente Viana, comandante do socorro. O bombeiro informou que esse sistema permitiu a descida controlada do bombeiro, que usava um cinto paraquedista, e seu posterior içamento junto com a raposa e depois o teiú.

Os dois animais foram retirados com vida e sem machucado aparente, apesar da queda no cacimbão seco, e foram libertados em seu habitat natural. Todas as vidas importam!

Prevenção

O Corpo dos Bombeiros recomenda que, por prevenção, os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.

Atuaram na ocorrência o subtenente Viana, o subtenente A. Marcos, o soldado Maximiller, soldado Darlan e soldado R. Costa.

Proteção legal

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art.32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Outros resgates

No ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217.

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Dragão do Mar oferta mais de dez atrações virtuais de múltiplas linguagens nesta semana

Corpo de Bombeiros debela incêndio em residência no Centro de Sobral